Seguidores

TVU


A TV Universitária (TVU) foi criada em 22 de novembro de 1968, época em que a região Nordeste possuía cerca de 200 mil televisores residenciais. Esse grande número de aparelhos foi uma das justificativas utilizadas para implantação do canal no Estado.

Entre os outros motivos para a criação da TVU estava o desejo de oferecer à população uma programação que reunisse, ao mesmo tempo, informação, cultura, lazer e educação. Havia, ainda, o propósito de propiciar aos estudantes de comunicação um espaço onde pudessem colocar em prática os conceitos aprendidos na sala de aula.

A TVU iniciou sua produção com mais de 20 programas, todos produzidos sob a direção do professor e diretor-geral Manoel Caetano. Entre eles, Sala de Visitas, O Grande Júri, No Mundo das Artes e Isto é Universidade. À época de sua fundação, a TV possuía um departamento de produção com 12 funcionários.

Ao longo dos anos, a TVU ampliou o seu número de funcionários e investiu na modernização de sua infraestrutura técnica. A TV possui, atualmente, rede banda larga e de iluminação fria nos estúdios televisivos, além de equipamentos modernos como teleprompter, mesa de áudio e ilha não-linear para edição e pós-produção.

Os estudantes de graduação em Comunicação Social da UFPE são estagiários da TV , coordenados pelo RTV-Escola, setor responsável por essa demanda. Para esse segmento é possível vivenciar a rotina de uma emissora de televisão.

A TV Universitária integrou, até 2008 a Rede Pública de Televisão (RPTV), formada a partir Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec). No total, eram 22 emissoras e um público de 98 milhões de telespectadores em todo o Brasil.

Hoje, integra Rede TV Brasil, criada em dezembro de 2007, e gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).