Seguidores

domingo, 7 de maio de 2017

Após 34 anos, Globo muda nome de telejornais e adota tarja com manchetes


No ar desde 1983, o SPTV deixará de ser SPTV a partir da próxima segunda-feira (8). Gradativamente, o telejornal local passará a ser chamado de SP1, para a primeira edição, a do meio-dia, e de SP2, à noite. A medida será adotada juntamente com um novo pacote de recursos tecnológicos e identidade visual. O Bom Dia São Paulo também terá novo look. Aos poucos, a novidade se expandirá para todas as afiliadas.

SP1 e SP2 são como os jornalistas da Globo chamam internamente os telejornais. A nova nomenclatura, no entanto, tem uma justificativa mais conceitual: os SPs, RJs, DFs, MGs e NEs perderão o TV porque deixaram de ser produtos apenas televisivos, já que também são consumidos em computadores, celulares e tablets.

Os telejornais ganharão novas vinhetas de abertura, com novas cores, tipologia e trilha sonora. Em São Paulo, a vinheta termina com a sigla SP, mas com o 1 e o 2 no lugar de TV.

Parecidas com mapas de aplicativos de trânsito, as novas aberturas vão mudar conforme o noticiário. Na época do Carnaval, por exemplo, um sobrevoo sobre o mapa de São Paulo privilegiará a região do sambódromo do Anhembi, na zona norte. Quanto houver algum fato importante na avenida Paulista, a região será detalhada na vinheta de abertura. 

Outra grande novidade será a adoção de tarjas com as manchetes, como já fazem canais de notícias (CNN, Fox News, GloboNews) e noticiosos sensacionalistas. Quando um apresentador estiver dando uma notícia, a manchete aparecerá no canto inferior da tela. Quando um repórter entrar ao vivo, essa tarja também informará o tempo e a temperatura do local em que ele estiver.

Na nova identidade visual, predominarão tons suaves. O Bom Dia São Paulo terá a cor amarela, numa referência ao amanhecer; o SP1 será laranja, como o sol do meio-dia; o SP2 será azul, de anoitecer. Essas cores acompanharão as vinhetas e as luzes dos estúdios.

Nos cenários, as grandes vedetes prometem ser novos telões interativos. Eles mostrarão a participação de telespectadores via redes sociais e permitirão aos apresentadores acionarem câmeras em diferentes pontos da cidade.

Com a nova tecnologia, durante a previsão do tempo do Bom Dia São Paulo, Rodrigo Bocardi e Glória Vanique poderão mostrar o tempo e a temperatura de quase todas as cidades do Estado com um simples clique no mapa.

E o que isso tem a ver com Pernambuco?

Como já falamos, as mudanças que ocorrerão na Globo São Paulo serão aos poucos aplicadas nas emissoras próprias da Globo no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. E por fim para as afiliadas.

Com isso, a expectativa é que o NETV 1ª Edição e o NETV 2ª Edição se transformem respectivamente em "PE1" e "PE2".

A emissora pernambucana deve abandonar o "NE", pois, segundo a alta cúpula da Globo, não faz sentido usar o nome "Nordeste" se a emissora só vai ao ar para Pernambuco.


Fonte: Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário